Dicas de como começar a sua horta


As hortas são cada vez mais comuns em casas e até em apartamentos. Elas podem ser tanto uma maneira de manter uma alimentação mais saudável como uma terapia. A Christianne Pierro, que administra a empresa e o blog Quintal Flores, deu várias dicas de como começar o seu projeto.
Imagens de plantas em casa.

  • Escolha das plantas: o primeiro passo é definir a utilização da horta: para alimentação, para hobby ou para decoração. Depois disso, basta escolher as plantas mais adequadas para essa necessidade. Elas podem ser ervas variadas, temperos ou hortaliças.
  • Escolha do local: o local onde ficará a horta deve ser escolhido de acordo com a luminosidade. As espécies precisam de pelo menos de 2 a 4 horas de sol por dia.
  • Manutenção: a adubação deve ser periódica, podendo usar matéria orgânica (resultado da compostagem) e substratos. Já a quantidade de água necessária depende da espécie de planta escolhida e do local em que está (em locais quentes e secos, a evaporação da água é mais rápida e a planta precisará ser regada mais vezes, ao contrário de lugares mais úmidos).
Para a Christianne, ter plantas e hortas em casa são maneiras de se sentir mais em casa e até ter mais contato com a natureza.
“Eu tenho a impressão que estamos vivendo uma época de resgates, de trazer para perto sensações de aconchego e de conforto… sendo assim, cultivar plantas em casa pode ser uma maneira de resgatar o verde (talvez da infância, da casa da avó!), ter contato com a natureza mesmo com a vida que se leva na cidade. Especificamente em relação à horta, ter verduras em casa evoca consumo orgânico e alimentação saudável. Além de participar da cozinha como hobby, adotado por tanta gente – já que cozinhar acaba promovendo a convivência das pessoas”, finaliza Christianne.


Partilhar

Comentários