Cabaz da Horta já foi lançado

                           Foto

O Cabaz da Horta foi lançado no dia 4 de maio, na Associação Cultural de Vila Real de Santo António, marcando o arranque oficial desta iniciativa para os concelhos de Vila Real de Santo António e Tavira. No dia 14 de maio, será a vez do lançamento nesta última cidade.

O Projecto PROVE – Promover e Vender, financiado pelo programa Proder, consiste numa metodologia de intervenção territorial através da promoção de circuitos de comercialização de proximidade.

O projeto potencia o desenvolvimento de novas formas de comercialização de circuito curto, entre pequenos produtores e consumidores, contribuindo para a resolução de problemas de escoamento dos produtos locais e para o reforço da competitividade de pequenos produtores e dos territórios locais.

Na prática, quererá dizer que um grupo de agricultores se organiza no sentido de promover a venda semanal, diretamente ao consumidor, de um conjunto de produtos agrícolas frescos, de qualidade.

Do que resulta, quanto à outra parte, na garantia de conhecer a proveniência daquilo que consome e na certeza de que, no dia aprazado, o cabaz estará à sua disposição.

Numa primeira fase, a parceria do projeto trabalhou com um grupo de pequenos produtores dos concelhos de Palmela e Sesimbra, tendo o processo sido depois adotado em Terras do Vale do Sousa e do Alentejo Central. Está a ser um êxito nos locais onde o sistema entrou em velocidade de cruzeiro.

No Algarve, através da Associação In Loco, já estão constituídos núcleos nos concelhos de São Brás de Alportel, Loulé e Tavira, estes dois últimos organizados por produtores biológicos que entregam o Cabaz 100% Bio.

E agora com a presente iniciativa, prepara-se para facilitar a vida diária das donas de casa de Tavira e de Vila Real de Santo António, com a constituição de um novo núcleo em Tavira, que entregará o Cabaz da Horta.


O que é o Cabaz da Horta

Cinco agricultores do concelho de Tavira (freguesia de Cachopo e Conceição) promovem os seus primeiros cabazes diretamente junto do consumidor, a um preço de 10 euros, num peso que varia entre os oito e os nove quilos.

Estes produtos são provenientes de hortas locais, produzidos tradicionalmente, a partir de agora com apoio técnico do Prove, para garantir as boas práticas de produção e qualidade.

O preço e o peso do cabaz são constantes, alternando produtos, conforme a época, ou fazendo a troca por outros de maior preferência do interessado.

Cada encomenda integra produtos para a base e o sabor da sopa, outros legumes para acompanhamento, os produtos para a salada, as frutas e as aromáticas.

E o consumidor, sem outro qualquer trabalho, só terá que proceder à reserva do seu cabaz e levantá-lo, no dia, hora e local indicados.

A preparação deste primeiro cabaz, com produtos de evidenciada qualidade e frescura, incluiu um variado elenco, como cebola, nabo, fava, alface, brócolos, repolho, limão, laranja, encore, morango, coentros e hortelã.

Mas, na sua sequência e de acordo com a já referida alternância, outros produtos virão a integrá-lo, conforme a época.

A iniciativa destes agricultores, com o apoio do Projeto Prove, tem em vista estabelecer semanalmente um dia para fornecimento em Tavira e outro para Vila Real de Santo António.

Parece importante, numa época de crise e perante as dificuldades de uns e de outros – produtores e consumidores – se aposte na melhor rendibilização das pequenas produções agrícolas em direção à garantia, para o consumo, na obtenção regular de produtos frescos, de qualidade e de origem conhecida.

Se estiver interessado em receber o Cabaz da Horta pode obter mais informações através do telefone 96 622 89 98 (José B. Neto), ou 289 840 860 (Associação In Loco).

Ou pode ainda convidamos a visitar os sites http://www.in-loco.pt ou http://www.prove.com.pt.

Fonte: Barlavento Online
Partilhar

Comentários

  1. INVESTIMENTO PESSOAL rápido, fácil e fiável:
    Vocês que têm problemas financeiros, vocês que tem necessidade de investimentos não faz mais preocupações. Tinha necessidade de um investimento pessoal para uma empresa familiar. De acordo com as minhas investigações sobre o nítido a fim de obter um empréstimo em linha, caí sobre uma mulher de negócio portuguesa de boa vontade e boa fé a Sra. ANA CASEIRO (anacaseiro434@yahoo.pt) que concedeu-me um investimento (crédito) de 120.000 EUR por transferência bancária sem nenhum problema e sem nenhum protocolo após ter respeitado as suas condições. Continua sempre ajudar as pessoas que têm problemas financeiros e permite-lhes resolver os seus problemas. Faço este testemunho porque é graças à Sra. ANA CASEIRO que pude realizar o meu projeto. Se tiver problemas financeiros e que tem necessidade dos seus serviços contactam lá rapidamente a fim de encontrar solução aos vossos problemas.Pode contactar-o pelo seu email: anacaseiro434@yahoo.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário