Somos amistosos e curiosos, inteligentes e irreverentes, engraçados e atarefados, brincalhões e trapalhões, optimistas e saudosistas, pensativos e cognitivos, ingénuos e ténuos, divertidos e vividos, sabichões e amigalhões, honestos e lestos, vaidosos e afectuosos, empenhados e assanhados, extravagantes e acutilantes, compreensivos e objectivos, sociáveis e admiráveis, distraídos e agradecidos, orgulhosos e atenciosos, pacatos e sensatos. Mas... o que gostamos mesmo... é do Movimento Novos Rurais!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Facebook - Gestão sustentável de uma quinta

          

Facebook: Jogo 100% português deverá ser lançado em Junho


O primeiro jogo totalmente português para o Facebook está em fase final de desenvolvimento e deverá ser lançado em Junho. O jogo «Rural Value» tem um carácter pedagógico e ensina, o jogador a gerir uma exploração agrícola de forma ambiental e economicamente sustentável.
Concebido em conjunto pelo Instituto Superior Técnico (IST) e pela Biodroid (empresa portuguesa de jogos) em parceria com a Curiosidade Digital, empresa de design especialista em social media, num projecto coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza e financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), o jogo «Rural Value» tem um carácter pedagógico e ensina, o jogador a gerir uma exploração agrícola de forma ambiental e economicamente sustentável.

Disponível em Junho, na rede social,o novo divertimento inspira-se no conhecido jogo do Facebook «Farmville». O objectivo é que os jogadores (tipicamente jovens e urbanos) compreendam que a agricultura é uma actividade moderna e tecnológica, produtora não só de alimentos como de serviços ambientais, além de despertar nos jogadores a motivação de, no futuro, se tornarem agricultores.

Aplicado à realidade portuguesa, a quinta «situa-se» numa região de Portugal com elevado valor em biodiversidade. Está abandonada e em mau estado e o jogador é colocado perante o desafio de a recuperar com sucesso económico e ecológico: além de produzir, tem de implementar medidas adequadas para a biodiversidade (sem as quais não obterá apoios públicos ou receitas de actividades como o ecoturismo) e para a qualidade do solo e dos recursos hídricos (sem a qual não conseguirá produzir).

Estão disponíveis várias actividades que reflectem o dia-a-dia de uma exploração agrícola: lavrar, semear, gerir o gado, colher e vender os produtos agrícolas e candidatar-se a apoios públicos. É também necessário efectuar muitas das tarefas do dia-a-dia de uma quinta real. Há diferentes técnicas agrícolas ao dispor do jogador; da escolha entre umas ou outras depende também o sucesso no jogo

A venda dos serviços ambientais da quinta (como a criação de biodiversidade e a conservação do solo) é muito importante. Pode ser efectuada através de um portfólio de serviços ambientais ou do ecoturismo (para o qual o jogador tem de recuperar casas para turismo rural, criar percursos para observação de fauna e sobretudo ter muita biodiversidade na sua quinta).

No futuro, o IST e a Biodroid pretendem a inclusão no jogo de novos cenários (correspondentes a outras regiões agrícolas portuguesas) e de valências aplicáveis a outras realidades agrícolas.


Partilhar

1 comentário:

  1. INVESTIMENTO PESSOAL rápido, fácil e fiável:
    Vocês que têm problemas financeiros, vocês que tem necessidade de investimentos não faz mais preocupações. Tinha necessidade de um investimento pessoal para uma empresa familiar. De acordo com as minhas investigações sobre o nítido a fim de obter um empréstimo em linha, caí sobre uma mulher de negócio portuguesa de boa vontade e boa fé a Sra. ANA CASEIRO (anacaseiro434@yahoo.pt) que concedeu-me um investimento (crédito) de 120.000 EUR por transferência bancária sem nenhum problema e sem nenhum protocolo após ter respeitado as suas condições. Continua sempre ajudar as pessoas que têm problemas financeiros e permite-lhes resolver os seus problemas. Faço este testemunho porque é graças à Sra. ANA CASEIRO que pude realizar o meu projeto. Se tiver problemas financeiros e que tem necessidade dos seus serviços contactam lá rapidamente a fim de encontrar solução aos vossos problemas.Pode contactar-o pelo seu email: anacaseiro434@yahoo.pt

    ResponderEliminar