Agricultura biológica em Tibães




O ‘Dia Aberto da Agricultura Biológica’ decorreu ontem no Mosteiro de Tibães sob direcção da‘Agrobio’ - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica.

Nelson Silva, director do departamento técnico da associação, considera que a realização do encontro “é um marco importante” na promoção e divulgação da agricultura biológica. “Vamos realizando estes ‘Dias’ ao longo do ano em diversos pontos do país”, refere o responsável, realçando que a organização procura salientar as características da agricultura de cada região por onde passa.

Na região minhota, Nelson Silva aponta os sectores da horticultura e da produção do leite como sendo “bastante importantes”. De acordo com o responsável, o sector do Norte do país tem aceite a produção agrícola biológica. “Por existir o minifúndio, é uma alternativa para as pessoas ‘produzirem local e consumirem local’”, valorizando o produto final e garantindo a sustentabilidade da própria exploração, como refere Nelson Silva.

O responsável revela, ainda, que várias autarquias têm contactado a associação no sentido de promover a criação de hortas urbanas biológicas, iniciativa que Nelson Silva considera ser um “contributo social importante que conta cada vez mais para a sustentabilidade da pró-pria família”. 

“São produtos de qualidade para a saúde do ambiente e do homem” 



Contando 25 anos de existência, a Associação Portuguesa de Agricultura Biológica ‘Agrobio’ defende que a produção agrícola biológica apresenta-se como uma alternativa ao mercado convencional, porque “é o produtor que vende directamente o seu produto”.


Nelson Silva, director do departamento técnico da associação, classifica o produto biológico como sendo um “produto de qualidade quer para a saúde do ambiente, quer para a saúde do homem”.

“Quando as explorações são pequeninas e estamos a sujeitá-las ao sistema convencional, isto é, agrupar e depois colocar nas grandes superfícies, o valor por quilo dos produtos é bastante baixo”, revela o responsável, acrescentando: “isso torna-se insustentável para as pequenas explorações.”

De acordo com Nelson Silva, é necessário divulgar mais o tema através, nomeadamente, de mostras dos “bons exemplos em prática” para que cada vez mais produtores e agricultores adiram à agricultura biológica.

“Ainda há muito para crescer e há muito produto que pode ser trabalhado dentro deste modo de produção”, realça o responsável, salientando que “há cada vez mais mercado interessado”, um reflexo da consciencialização dos públicos para a importância dos produtos biológicos.

Na opinião de Nelson Silva, “quando uma pessoa está a comprar um produto biológico, não está só a tomar conta de si, mas também está a tomar conta do ambiente que o rodeia”, visto que os produtos são já “produzidos respeitando também o ambiente”.

Comentários

  1. INVESTIMENTO PESSOAL rápido, fácil e fiável:
    Vocês que têm problemas financeiros, vocês que tem necessidade de investimentos não faz mais preocupações. Tinha necessidade de um investimento pessoal para uma empresa familiar. De acordo com as minhas investigações sobre o nítido a fim de obter um empréstimo em linha, caí sobre uma mulher de negócio portuguesa de boa vontade e boa fé a Sra. ANA CASEIRO (anacaseiro434@yahoo.pt) que concedeu-me um investimento (crédito) de 120.000 EUR por transferência bancária sem nenhum problema e sem nenhum protocolo após ter respeitado as suas condições. Continua sempre ajudar as pessoas que têm problemas financeiros e permite-lhes resolver os seus problemas. Faço este testemunho porque é graças à Sra. ANA CASEIRO que pude realizar o meu projeto. Se tiver problemas financeiros e que tem necessidade dos seus serviços contactam lá rapidamente a fim de encontrar solução aos vossos problemas.Pode contactar-o pelo seu email: anacaseiro434@yahoo.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares