Somos amistosos e curiosos, inteligentes e irreverentes, engraçados e atarefados, brincalhões e trapalhões, optimistas e saudosistas, pensativos e cognitivos, ingénuos e ténuos, divertidos e vividos, sabichões e amigalhões, honestos e lestos, vaidosos e afectuosos, empenhados e assanhados, extravagantes e acutilantes, compreensivos e objectivos, sociáveis e admiráveis, distraídos e agradecidos, orgulhosos e atenciosos, pacatos e sensatos. Mas... o que gostamos mesmo... é do Movimento Novos Rurais!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

I Festa da Vinagrada e da Tomatada e I Encontro de Moirais do Sul

“Um tributo para quem trabalha de Sol a Sólis». Este é o motivo para um dia de festa em São Pedro de Sólis, freguesia do concelho de Mértola.
A povoação alentejana recebe a 2 de Julho a I Festa da Vinagrada e da Tomatada, e o I Encontro de Moirais do Sul, eventos organizados pela Junta de Freguesia em parceria coma Associação de Defesa do Património de Mértola e a Associação Criativa, Recreativa e Desportiva de S. Pedro.
Os moirais, têm encontro marcado quando o sol for alto no largo de São Pedro, percorrendo depois as ruas até ao recinto da festa, revivendo uma tradição ancestral.

Do programa consta a inauguração da exposição «No Presente vivemos o Passado – Moirais do nosso Alentejo» com artefactos dos moirais, almocreves, ajudas, utensílios de tosquia, entre outros. Há histórias sobre os moirais e outros ofícios, para ouvir.
Na oficina de cozinha, onde a conversa pretende ser animada e a discussão garantida em torno do tão debatido conceito do gaspacho, caspacho ou vinagrada, vai confeccionar-se vinagrada, tomatada e «panito» do moiral, onde o acompanhamento será também diverso. A degustação promete.
A meio da tarde a música de flautas animará o evento e ao sol-posto um baile com dança da vassoura, dança do tomate e distribuição de café e chá que promete durar pela noite fora.
Esperamos por si!
2 de Julho de 2011 (Mértola)


Sem comentários:

Enviar um comentário