MINHA TERRA na MANIFesta’11

Imagem sem nome



A VIII Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local, organizada pela ANIMAR, ADRAT, Câmara Municipal de Montalegre, Ecomuseu de Barroso e UTAD, é um momento privilegiado de partilha de ideias e projetos reveladores da capacidade e criatividade das pessoas e organizações.

Nesta VIII edição da MANIFesta o tema principal - “Mobilizar e Participar para uma Economia Sustentável” – será desdobrado num conjunto de debates, reflexões e atividades agrupadas em torno de vários subtemas: Desenvolvimento Local; Lusofonia, Cooperação e Desenvolvimento Local; Igualdade e Desenvolvimento; Política Agrícola Comum, no âmbito da Reforma da PAC; Economia Social e Solidária; Voluntariado; Microcrédito; Empreendedorismo.

A MINHA TERRA vai participar no fórum “Novas Perspetivas de Desenvolvimento Local”, programado para o dia 8 de julho, sexta-feira, às 14h, numa organização da ADRAT - Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega

Paralelamente, a presença da MINHA TERRA na MANIFesta de Montalegre faz-se através de um stand, de reafirmação da missão da MINHA TERRA e das 53 Associações de Desenvolvimento Local federadas, com destaque particular para os resultados da aplicação do LEADER nos territórios rurais portugueses.

A MANIFesta é um momento privilegiado de troca de ideias sobre o Desenvolvimento Local e a Economia Social, a par de uma grande mostra de produtos e projetos reveladores das capacidades de iniciativa e criatividade das pessoas, comunidades e organizações de Portugal, Galiza e de outras regiões e países, nomeadamente lusófonos e ibero-americanos.

A MANIFesta é um espaço aberto à participação, troca de ideias, saberes e experiências da sociedade civil organizada nas suas múltiplas vertentes – cultura, economia social, investigação, intervenção cívica, artes e saberes tradicionais, desenvolvimento rural, defesa do património, desporto e lazer.

A MANIFesta é uma realização que se quer bienal, fora dos grandes centros urbanos, assente em três pilares:

Assembleia - espaço de reflexão e intervenção cívica, onde se realizam os mais variados debates, oficinas, tertúlias…

Feira - onde se dão a conhecer projetos e iniciativas de Desenvolvimento Local e Economia Social…

Festa - espaço de intervenção, divulgação e fruição cultural, de lazer, exposições, concertos, teatro e animações várias, onde cabem todas as expressões artísticas e culturais, das tradicionais às vanguardistas…

A MANIFesta é uma ideia que surgiu em 1993, em Santarém; cidade que acolheu a primeira Manifesta em 1994. Desde então, a MANIFesta já passou por Tondela, Amarante, Tavira, Serpa, Peniche e Trancoso.
Mais informações sobre a VIII MANIFesta, aqui.



Montalegre, 7, 8, 9 e 10 de julho
“Mobilizar e Participar para uma Economia Sustentável"


Comentários

Mensagens populares