Fonte da Benémola





Situado nas freguesias de Querença e Tôr, concelho de Loulé, o Sítio Classificado da Fonte da Benémola é um local de grande beleza, ainda pouco conhecido, símbolo da diversidade paisagística da região Algarvia. 

O local é atravessado pela bonita Ribeira de Menalva que, abastecida por algumas nascentes, mantém durante os meses quentes de Verão muito mais água do que a maioria dos cursos de água da seca região Algarvia e situa-se numa interessante zona de transição entre o litoral algarvio e a serra, provendo interessantes características. 

A Flora é muito rica e abundante, com espécies diversas como salgueiros, tamargueiras, canaviais ou loendros na parte ribeirinha, e outras como alfarrobeiras, aroeiras, tomilhos, alecrins e carrascos, entre muitas outras. 


A existência de água durante todo o ano ajuda à fixação e diversidade de espécies de Fauna, aqui habitando, entre outros, guarda-rios, chapins, garças ou mesmo lontras. 

A região envolvente tem tirado o melhor partido desta abundância de água, utilizando-a como instrumento primordial agrícola, pelo que ainda se podem ver interessante construções rurais como açudes, noras ou moinhos de água. 


Comentários