Já imaginou ter a sua salada a crescer na marquise?


Já vimos muitas soluções para hortas urbanas e para aproveitamento de espaço, mas poucas, ainda assim, dão oportunidade a quem vive em apartamentos, sem qualquer espaço exterior à excepção de uma varanda ou marquise, de cultivar os seus próprios legumes. João Henriques, da UrbanGrow, criou o projecto HUGS, para que a sua salada fresca esteja a um passo da mesa.
A empresa portuguesa está actualmente a desenvolver vários kits de Hydroponic Urban Growing Systems, que passam por reutilizar diversos materiais comuns, como garrafas de plástico, para possibilitar uma horta urbana individual, com uma elevada taxa de produção e uma excelente qualidade, sem pragas, com baixa manutenção e, acima de tudo, com as despesas reduzidas ao mínimo.
O kit 4WFARM, por exemplo, é uma horta vertical, assente no sistema “airlifting”, que passa por ter um garrafão de cinco litros como depósito de água, de onde sai um tubo de elevação, que, através de um compressor de 2W, leva a água até à primeira garrafa do sistema. As quarto garrafas são dispostas na vertical, umas a seguir às outras, de forma a que a água, que vai pingando do tubo, passe por todas até regressar ao garrafão. Com este sistema de hidroponia, as plantas são “enganadas” e não precisam de muita terra para crescer bastante, uma vez que, com água a pingar constantemente, as raízes não têm necessidade de espalhar-se.
Todas as garrafas são preparadas com um vaso com substrato orgânico, onde serão plantadas as plantas, que podem ser alfaces, rabanetes, ervas aromáticas, espinafres, agriões, etc. O sistema dá a possibilidade de cada pessoa ir tirando apenas a quantidade de legumes que precisa para cada refeição. Com uma alface, por exemplo, basta ir colhendo as folhas que precisa e a alface continuará a crescer, até ficar velha e ter que ser substituída. Mas poderá durar cerca de um mês, portanto já viu o que poupa em supermercado?…
A UrbanGrow comercializa kits “Faça você mesmo”, que incluem todo o material necessário para a instalação de todo o sistema e um manual de instruções passo-a-passo. A equipa de João Henriques também se disponibiliza a ir a casa do cliente e fazer a montagem completa e os preços não excedem os 50 euros, portanto não há desculpas para não começar já a pensar em tornar-se um agricultor de apartamento!
A empresa está a desenvolver outras soluções para hortas urbanas, como “mini-hortas de parede”, através da reutilização de sapateiras (!) , reutilização de caixas de plástico para sistemas “ebb&flow”, um sistema de rega por gravidade e capilaridade em terra, com vasos de barro, e, finalmente, o kit Hangrow, para agricultura invertida, plantas que crescem de cabeça para baixo, em vasos objectos de uso comum e irrigadas com vasos de barro. Este último, pode ser ainda um factor de decoração na sua varanda. E, já que falamos em decoração, a UrbanGrow realiza também jardins verticais, não apenas em espaços corporativos, mas também nos dois metros quadrados de parede que poderá ter na sua varanda. Já pensou nisso?


Comentários

Mensagens populares