"O Boi do Povo" no ART&TUR - International Tourism Film Festival



O Boi do Povo no Festival ART&TUR

Documentário produzido pelo Ecomuseu de Barroso e realizado por José João Sardinha é um dos concorrentes aos já chamados "Óscares do Turismo" - Festival ART&TUR que decorre em Barcelos entre 27 e 29 de Setembro de 2011.
Foi com satisfação que os produtores e realizadores do documentário "O Boi do Povo" receberam a notícia da inscrição no Concurso ART&TUR 2011. Concorre na categoria "Turismo de Natureza e Ecoturismo" e conta com adversários, para além de Portugal, do País de Gales, Republica Checa, Áustria, Japão, Espanha, Sérvia, França e Letónia.
"O Boi do Povo" - Ficha Técnica
Realizador: José João Sardinha
Produtor: Câmara Municipal de Montalegre, Ecomuseu de Barroso, ON, CCDRN
Copyright: Ecomuseu de Barroso
País: Portugal
Ano de Edição: 2011
Duração: 35m
Sinopse
A Chega de Bois é uma luta entre animais inerente à ordem natural da Natureza, mas é sobretudo uma realização imaginativa e criadora da experiência de uma comunidade - ela exprime os sentidos mais profundos da relação do Homem barrosão com o seu território ao longo da história, do comunitarismo agrário ao momento actual de volatização da sociedade rural. O "Boi do Povo" era uma animal comunitário, tratado e alimentado por toda uma comunidade, que depois representava essa aldeia nas chegas de bois. Apesar de os últimos anos terem ditado praticamente o fim do "Boi do Povo", as pessoas continuam a "identificar-se com o boi da sua aldeia.
Festival ART&TUR
O ART&TUR – Festival Internacional de Filmes de Turismo, afigura-se-nos como um evento único, inovador e com elevado reconhecimento internacional. É organizado e promovido pela APTUR – Associação Portuguesa de Turismologia e com o alto patrocínio da Câmara de Barcelos.

Com realização anual, o festival ART&TUR é membro do CIFFT - Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo, entidade com sede em Viena, reconhecida pela Organização Mundial do Turismo para o sector do audiovisual turístico, fazendo assim parte de uma rede mundial de 15 festivais internacionais, que organiza anualmente, em Viena, o Festival dos Festivais. Assim, adquire um cariz fortemente internacional e um meio promocional de excelência para todas as produções audiovisuais relacionadas com o turismo.
O ART&TUR visa promover produções audiovisuais, oriundas de qualquer país do mundo, que enfatizam o papel e a função do Turismo na sociedade moderna, nas suas múltiplas dimensões: cultural, social, económica, recreativa, religiosa, desportiva e de saúde, realçando os lugares, as paisagens, a comunicação, a hospitalidade e as infra-estruturas, a par dos aspectos histórico-culturais, enológicos e gastronómicos, bem como das artes populares e do artesanato.
Para além disso, o Festival ART&TUR visa outros objectivos mais concretos:
» Promover Portugal como destino turístico, e em particular o Norte de Portugal e o concelho anfitrião do festival (Barcelos);
» Promover a implementação de boas práticas no sector do turismo, numa óptica de responsabilidade social e de preservação do ambiente;
» Incentivar os jovens a iniciarem-se na realização e produção de filmes de viagens.

Em 2011 irá para a sua 4ª Edição, na sua 3ª edição em 2010 contou com a inscrição de 285 filmes provenientes de mais de 30 países consolidando-se como um dos maiores festivais de filmes de turismo do mundo.
Site do Festival: http://www.aptur.net/artetur/


Comentários

Mensagens populares