Somos amistosos e curiosos, inteligentes e irreverentes, engraçados e atarefados, brincalhões e trapalhões, optimistas e saudosistas, pensativos e cognitivos, ingénuos e ténuos, divertidos e vividos, sabichões e amigalhões, honestos e lestos, vaidosos e afectuosos, empenhados e assanhados, extravagantes e acutilantes, compreensivos e objectivos, sociáveis e admiráveis, distraídos e agradecidos, orgulhosos e atenciosos, pacatos e sensatos. Mas... o que gostamos mesmo... é do Movimento Novos Rurais!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Adobe for Women




Adobe for Women é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2011, cujo objectivo é a recuperação e ensino de técnicas de construção em terra; esta é a nossa contribuição para uma utilização mais humana e sustentável do espaço e recursos do planeta.


O objectivo deste projecto é ajudar a construir 20 casas sustentáveis no povoado indígena de San Juan Mixtepec, no estado de Oaxaca, no México. Estas destinam-se a 20 mulheres em circunstâncias difíceis, que participam com o seu trabalho no processo de construção. Desta forma, apropriam-se pouco a pouco da sua futura morada e reencontram a auto-estima, a capacidade de trabalho e a esperança que lhes permitirão transformá-las em espaços seguros e carinhosos para as suas famílias.

As casas são eficientes energeticamente e construídas com materiais locais, como adobe e bambu.
Cada casa custa apenas 3 830,84 euros (o preço de meio metro quadrado de um apartamento em Paris ou Amsterdão, um metro quadrado nas capitais bálticas e dois metros quadrados nas cidades europeias mais económicas).

Estas mulheres lutaram toda a vida pelos seus filhos e pela sua dignidade. Com o nosso trabalho e a sua ajuda, continurão a fazê-lo - nas suas próprias casas.


Sem comentários:

Enviar um comentário