Green Building Tour


O Brasil ocupa hoje, segundo o Green Building Council Brasil (GBC), o 5º lugar no ranking mundial de construções sustentáveis, com 33 empreendimentos certificados. São Paulo é campeão em certificações, com 26 projetos, mas outros Estados já possuem empreendimentos registrados. De olho nesse mercado, a Capital paulista sedia entre os dias 29 e 31 deste mês, a 2ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional & Expo.
Com organização da Reed Exhibitions Alcantara Machado, apoio e coordenação do GBC, o encontro será um grande fórum de discussões sobre construções verdes no País. Os participantes poderão conferir os mais recentes estudos e projetos de profissionais mundialmente conceituados.
Na agenda internacional estará o fundador e presidente do USGBC, organização responsável pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design®), Rick Fedrizzi, um dos maiores líderes do movimento de construção sustentável. Ele abordará as expectativas do mercado frente à evolução do movimento de Greenbuilding no mundo.
Hashem Akbari, cientista do laboratório americano Lawrence Berkeley, responsável pelos estudos sobre os benefícios do cool roof (telhado fresco) na redução das chamadas ilhas de calor, é outro palestrante confirmado. Akbari também é coordenador chefe do Programa “Cool Cities” do Departamento de Energia do Governo dos Estados Unidos.
Entre os projetos nacionais estará o do arquiteto Siegbert Zanettini. Ele falará sobre o case Fórum do Meio Ambiente e Fazenda Pública do Distrito Federal, primeira obra pública do Centro-Oeste a seguir critérios internacionais de construção sustentável, e que está em processo de certificação LEED.
As soluções sustentáveis do setor também serão apresentadas. De revestimentos nos telhados e paredes, à leeds (alta eficiência luminosa e elevada vida útil) e produtos de aço para a construção civil certificados pelo selo ecológico Falcão Bauer. A certificação assegura que a empresa segue práticas ambientalmente sustentáveis no processo de fabricação desses produtos.
Na segunda-feira, 29, a programação terá como foco tendências, políticas públicas, aspectos socioeconômicos e culturais, além de casos práticos internacionais em amplas sessões plenárias. Durante o segundo dia da conferência haverá quatro ambientes temáticos de discusssão: Site-Espaço Sustentável, Eficiência Energética, Qualidade Ambiental do Ar e Uso Racional da Água.
Quem tiver interesse em participar do Green Building Tour, visitas guiadas para conhecer empreendimentos sustentáveis, deverá fazer as inscrições antecipadamente. A visita técnica acontece no dia 31 de agosto e as vagas são limitadas. Os locais escolhidos são o Ecopátio Imigrantes - Centro de Distribuição da Ecovias, em São Bernardo do Campo (SP), e a Torre Santander, certificada LEED CS. A programação completa pode ser conferida no site www.expogbcbrasil.org.br.


Comentários