Ourique "ganha" a Bruxelas e organiza VII Congresso Mundial do Presunto em 2013


A vila de Ourique vai receber em 2013 o VII Congresso Mundial do Presunto que, pela primeira vez, vai decorrer fora de Espanha.

Segundo revelou hoje a Câmara Municipal de Ourique, que apresentou a candidatura em conjunto com a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA), o Comité Científico atribuiu à candidatura alentejana, por unanimidade, "a honra de organizar a próxima edição do evento, que ocorrerá em Maio de 2013 e que reúne cerca de 500 congressistas, "derrotando a candidatura apresentada por Bruxelas", capital da Bélgica.


Uma delegação composta por membros da Câmara de Ourique e da ACPA, a que se associou o presidente da Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, defendeu com sucesso a candidatura em Lugo, na Galiza, onde foi tomada a decisão.


O presidente da autarquia de Ourique, Pedro do Carmo, considera que a realização do Congresso Mundial do Presunto naquele concelho "representa motivo de orgulho para todos os ouriquenses e reveste-se da maior importância para o desenvolvimento económico da região e do país, valorizando os seus produtos num mercado mundial competitivo e servindo de maior estímulo às dinâmicas do sector". 


O autarca destacou os apoios recebidos na apresentação da candidatura que, segundo adianta, "serviram de forma credível os objectivos da candidatura". Pedro do Carmo destacou ainda "o empenho e o profissionalismo" do Turismo do Alentejo no apoio à concretização do projecto. E salientou que esta vitória "é o reconhecimento internacional" das políticas desenvolvidas pela parceria Câmara Municipal e ACPA "na defesa dos interesses e da afirmação do sector e da fileira do porco alentejano". 


Comentários