Agricultura biológica nos Açores



A Agricultura Biológica é um subsector emergente que valoriza o ambiente, certifica qualidade alimentar, promove a diversificação agrícola, premeia a sustentabilidade dos solos, conserva a biodiversidade, actua na melhoria do bem-estar animal e constitui um benefício de saúde pública.

Para o efeito, recorre-se ao uso de práticas de exploração agrícola onde se preserva e conserva os ciclos biológicos. Um saber usar para nunca faltar.

Os Açores apresentam um conjunto de atributos naturais relacionados com a sua posição geográfica e as suas particulares condições edafoclimáticas que podem sustentar a existência de Agriculturas muito naturais.

Existem mesmo sistemas produtivos na Região que estão muito próximos das exigências da Agricultura Biológica.

Todavia o modo de produção biológico é ainda incipiente nos Açores quando comparado com o Continente e a União Europeia e tem sido mais a propaganda do Governo Regional do que a efectivação de um necessário impulso politico nesta área.

Segundo algumas associações que representam este subsector o consumo de produtos biológicos tem vindo a crescer em Portugal e nos Açores, só que nos Açores a produção não acompanha a procura interna.

Estima-se que na União Europeia o mercado dos produtos biológicos esteja a crescer entre 10 a 15% ao ano.

Neste sentido, o próprio COPA-COGECA (a maior representação dos agricultores europeus em Bruxelas) recentemente afirmou que a Agricultura Biológica deve ser uma das prioridades da PAC pós 2013.

Nos Açores é preciso vontade política para criar uma atitude de actuação que fomente o estudo, a investigação, a formação e a informação e o marketing das vantagens da Agricultura Biológica, para tornar este subsector como uma alternativa ou complemento de vantagem social e económica na Região.

Interessa, pois, criar um leque de acções que visem estabelecer uma estratégia agrícola a longo prazo, uma vez que este modo de produção agrícola premeia uma diversificação durável e viável.

Urge desenhar-se estratégias de acção e planeamento, que devem resultar da interactividade e participação de várias entidades, designadamente, dos produtores, centros do conhecimento e investigação, da transformação, da comercialização, dos consumidores e da própria tutela.

Estou certo que temos um trunfo, uma diferenciação produtiva onde ainda muito à para fazer.


in: A União 


Comentários

  1. INVESTIMENTO PESSOAL rápido, fácil e fiável:
    Vocês que têm problemas financeiros, vocês que tem necessidade de investimentos não faz mais preocupações. Tinha necessidade de um investimento pessoal para uma empresa familiar. De acordo com as minhas investigações sobre o nítido a fim de obter um empréstimo em linha, caí sobre uma mulher de negócio portuguesa de boa vontade e boa fé a Sra. ANA CASEIRO (anacaseiro434@yahoo.pt) que concedeu-me um investimento (crédito) de 120.000 EUR por transferência bancária sem nenhum problema e sem nenhum protocolo após ter respeitado as suas condições. Continua sempre ajudar as pessoas que têm problemas financeiros e permite-lhes resolver os seus problemas. Faço este testemunho porque é graças à Sra. ANA CASEIRO que pude realizar o meu projeto. Se tiver problemas financeiros e que tem necessidade dos seus serviços contactam lá rapidamente a fim de encontrar solução aos vossos problemas.Pode contactar-o pelo seu email: anacaseiro434@yahoo.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário