Somos amistosos e curiosos, inteligentes e irreverentes, engraçados e atarefados, brincalhões e trapalhões, optimistas e saudosistas, pensativos e cognitivos, ingénuos e ténuos, divertidos e vividos, sabichões e amigalhões, honestos e lestos, vaidosos e afectuosos, empenhados e assanhados, extravagantes e acutilantes, compreensivos e objectivos, sociáveis e admiráveis, distraídos e agradecidos, orgulhosos e atenciosos, pacatos e sensatos. Mas... o que gostamos mesmo... é do Movimento Novos Rurais!

domingo, 9 de outubro de 2011

Curso de Hortas Verticais





O Núcleo da Quercus de Braga vai promover um Curso de Hortas Verticais no dia 15 de Outubro, que decorrerá na Quinta Pedagógica de Real, em Braga.


"O cultivo de hortícolas em espaços de reduzida dimensão tem-se tornado prática comum em ambientes urbanos, não só pela actividade de lazer como pela produção bens alimentares que complementam o orçamento familiar. De modo a tirar o máximo rendimento possível desta actividade nasce o conceito de Horta Vertical", explicam os organizadores.

"A proposta que fazemos é de dar a conhecer um conjunto de técnicas e materiais que compõem a montagem e manutenção de uma Horta Vertical ecológica, sem recurso ao uso de químicos de síntese, privilegiando as técnicas mais amigas do ambiente, utilizando materiais reutilizáveis ou reciclados e variedades autóctones, bem adaptadas localmente".

Programa:

1. Introdução ao conceito de Horta Vertical;

2. Princípios básicos de nutrição vegetal;

3. A organização do espaço em função das necessidades das diferentes espécies;

4. Os substratos mais recomendados;

5. Os suportes para substratos mais adequados e amigos do ambiente;

6. As espécies mais utilizadas e as variedades melhor adaptadas localmente;

7. A rega e manutenção das culturas;

8. Prevenção e tratamento de pragas e doenças;

9. Colheita e conservação de sementes.

Horário: das 09h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30

Preço:

- Sócios: 21 €

- Não Sócios: 26 €

Número mínimo de participantes: 10 formandos

Inscrições:

Telem: 92.798.61.33

Email: braga@quercus.pt

1 comentário:

  1. Boas.
    Sou um mero curioso, mas adoro agricultura e faço algumas esperiências no meu quintal.
    As hortas verticais já me são familiares à muito tempo, mediante a utilização de caleiras nos muros e paredes. Mas existem outros processos, como os que estão apresentados na imagem acima que gostaria de saber onde se podem adquirir.

    Cumprimentos e Parabéns pelo Blog.

    ResponderEliminar