Primeiro parque hortícola de Lisboa abre hoje em Benfica


O primeiro parque hortícola de Lisboa abre hoje ao público na Quinta da Granja (Benfica), com 38 talhões para uso agrícola, uma forma de garantir "espaços bem tratados" na cidade, mas também de compensar dificuldades financeiras em tempos de crise.
O parque hortícola, com dois hectares, é constituído por 38 novos talhões, cada um com 150 metros quadrados, casas de arrumos e acesso a água. O espaço inclui ainda caminhos pedonais, bancos e um troço de pista ciclável com 400 metros que assegura a ligação entre a avenida Colégio Militar e a avenida Marechal Teixeira Rebelo.
O jardim da Quinta da Granja abriu no final de 2009, ficando agora concluído o parque urbano.
Dos talhões, 18 estão ocupados por hortelões que cultivavam aquele terrenos há vários anos, destinando-se os restantes 20 aos vencedores de um concurso lançado pela Câmara de Lisboa.
Ao concurso para atribuição de um total de 42 hortas (na Quinta da Granja e nos Jardins de Campolide), candidataram-se mais de 500 lisboetas, o que, para o vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, demonstra "a aceitação e a necessidade destes espaços na cidade".
Os interessados pretendem "suprimir uma necessidade: de lazer, de contacto com a natureza, mas também de falta de recursos", com a possibilidade de produzir o próprio alimento. Além disso, para Sá Fernandes, com o cultivo dos talhões, a cidade fica "com espaços bem tratados e bonitos".
Também na Quinta da Granja, estão a decorrer obras de recuperação da "Casa Grande", um edifício do século XVII que vai acolher um centro de actividades ocupacionais e uma residência autónoma para pessoas com síndrome de Asperger.
O parque hortícola será inaugurado esta manhã, com a presença do presidente da câmara, António Costa, o vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, e de Ribeiro Telles, um dos mentores da agricultura urbana e defensor da importância destes espaços na cidade.


Comentários

  1. Gostaria que voces enviassem fotos do evento para meu blog: http//:agroecologiace.blogspot.com. Obrigada. Tudo de bom.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares