Somos amistosos e curiosos, inteligentes e irreverentes, engraçados e atarefados, brincalhões e trapalhões, optimistas e saudosistas, pensativos e cognitivos, ingénuos e ténuos, divertidos e vividos, sabichões e amigalhões, honestos e lestos, vaidosos e afectuosos, empenhados e assanhados, extravagantes e acutilantes, compreensivos e objectivos, sociáveis e admiráveis, distraídos e agradecidos, orgulhosos e atenciosos, pacatos e sensatos. Mas... o que gostamos mesmo... é do Movimento Novos Rurais!

domingo, 23 de outubro de 2011

Uma fazenda com formato de supermercado




Até o próximo ano, a companhia holandesa Van Bergen Kolpa Arquitetura espera colocar o protótipo de um supermercado-fazenda em funcionamento, que vai reduzir as emissões com transporte de mercadorias por camiões movidos a diesel, já que a produção estará próxima do mercado consumidor.

A novidade será um enorme centro de cultivos, com quase dez mil metros quadrados, capaz de entregar uma grande variedade de alimentos frescos, independentemente do clima, normalmente pouco favorável à agricultura nessa região européia.
A “fazenda high-tech” pretende entregar alimentos para uma região que compreende as cidades de Amsterdam e Rotterdam.
O projeto se chama Park Supermarket e terá a colaboração de uma cooperativa de fazendas e residentes locais. O dilema moderno de obter alimentos produzidos e distribuídos localmente, mas com diversidade e constância de cultivos, será resolvido com a ajuda de variadas técnicas agrárias. Muros com serpentinas capazes de acumular calor, “tetos” de vapor emitidos por sprays e uso de fontes geotermais de aquecimento poderão garantir a manutenção do clima necessário para kiwis e abacates crescerem, por exemplo.

Via: Greenvana

Sem comentários:

Enviar um comentário