Somos amistosos e curiosos, inteligentes e irreverentes, engraçados e atarefados, brincalhões e trapalhões, optimistas e saudosistas, pensativos e cognitivos, ingénuos e ténuos, divertidos e vividos, sabichões e amigalhões, honestos e lestos, vaidosos e afectuosos, empenhados e assanhados, extravagantes e acutilantes, compreensivos e objectivos, sociáveis e admiráveis, distraídos e agradecidos, orgulhosos e atenciosos, pacatos e sensatos. Mas... o que gostamos mesmo... é do Movimento Novos Rurais!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Penafiel: Município apresenta projecto “ Horta na Escola”

                     
O Pelouro do Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal de Penafiel, no âmbito da sua política de promoção da agricultura no concelho, apresentou publicamente no passado dia 30 de Novembro, o projecto "Horta na Escola", que consiste na criação de pequenas hortas biológicas em ambiente escolar e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Alberto Santos; da vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Rural, Susana Oliveira; do presidente da Confederação dos Jovens Agricultores, Luís Saldanha; José Rocha, delegado da Direcção Regional de Agricultura e dos Directores dos respectivos Agrupamentos de Escola.


O projecto “ Horta na Escola” pretende criar pequenas hortas biológicas em cada uma das 3 escolas aderentes (Escola P3, Escola Sede e a Escola de Fonte da Cruz) com o objectivo de aproximar as crianças da terra e da actividade agrícola, tão característica do nosso concelho.


Cada escola é apadrinhada por um ou mais produtores biológicos de Penafiel e estes fornecerão a terra e as plantas/sementes e darão todo o acompanhamento necessário ao longo do ano, dando instruções e aulas práticas de agricultura biológica.


Através do projecto “Horta na Escola”, as escolas aderentes incluirão o tema da agricultura e as matérias com ela relacionadas (seres vivos, solos, etc) nas disciplinas estudadas, nomeadamente no “Estudo do Meio”, complementando assim a actividade prática.

Sem comentários:

Enviar um comentário