Viver na cidade com os sabores do campo.



Num mundo globalizado, parece ser cada vez mais difícil encontrar produtos puros, feitos de forma artesanal, com receitas tradicionais. É por isso que os hipermercados começaram a ter produtos biológicos nas estantes e que os mercados de rua voltaram a estar na moda.


Hoje muito se fala em produtos biológicos, em que a palavra Natura está associada por excelência.


Mas o que é produto Biológico?


Um produto biológico provém de Modo de Produção Biológico e o modo de produção biológico é um sistema de produção de base ecológica, que recorre ao uso de boas práticas agrícolas com vista à manutenção e melhoria da fertilidade do solo, ao equilíbrio e à diversidade do ecossistema agrícola, promovendo a qualidade ambiental, o bem-estar animal e a saúde humana. Para o efeito, utiliza métodos culturais, biológicos e mecânicos, sempre que possível, em detrimento de materiais sintéticos, e não emprega adubos nem pesticidas químicos de síntese. Com uma procura que excede a oferta, reflectindo as preocupações crescentes dos consumidores com a qualidade dos alimentos e com a preservação ambiental, este sector tem vindo a crescer, em Portugal. Os legumes cultivados em agricultura biológica reforçam o sistema imunitário e a circulação de vitamina E no sangue, indicam os mais rigorosos estudos internacionais.

A Agricultura Biológica tem-se vindo a afirmar como uma forma mais sã de produzir alimentos.

Dado que em Agricultura Biológica não são autorizados os adubos químicos de síntese, os produtos "biológicos" têm naturalmente um teor mais baixo de nitratos e promovem a qualidade ambiental.

Movimento Novos Rurais
http://www.facebook.com/novosrurais.farmingculture



Comentários