Quinta das Lavandas: Que bem que se está no campo



Trocou a economia por uma plantação de alfazema e investiu 500 mil euros numa casa de turismo rural.


São 65 mil pés de alfazema a cobrir cerca de seis hectares, como numa pintura das paisagens da Provença, a emanar um aroma intenso e reconfortante. A Quinta das Lavandas, primeira grande exploração biológica em Portugal dedicada em exclusivo a esta planta, fica em Castelo de Vide, Alentejo. Dois anos depois da plantação, esta é a primeira produção colhida por Teresa Tomé que, juntamente com o marido, Estêvão Moura, tem em mãos um projeto de investimento ambicioso em que além da vertente agrícola se inclui uma unidade de destilação e a casa de turismo rural. 

A vertente do turismo ficará operacional quando terminar a recuperação de uma casa antiga - terá sete quartos e deverá ser inaugurada em finais deste mês ou início de outubro. Representa um investimento de 500 mil euros, apoiados pelo QREN. No caso da parte agrícola e de destilação os apoios vieram do Proder, para um investimento global de 125 mil euros. Neste momento, a Quinta das Lavandas criou dois postos de trabalho.

Teresa e Estêvão têm dois filhos e são ambos economistas, ela de Azeitão e ele de Abrantes. Conheceram-se e vivem em Lisboa há 40 anos. Há seis, decidiram comprar a quinta. Não souberam logo o que fazer com o espaço, mas tinham a certeza de que "teria de ser uma quinta sustentável, integrada e capaz de potenciar as diversas valências", diz Teresa. A alfazema veio por paixão - Teresa prefere chamar-lhes lavandas por ser "um conceito mais universal".

A quinta produz duas variedades - a Lavandula angustifolia e o lavandin grosso - com finalidades diferentes. Da primeira já se fizeram 18 destilações, para obter o óleo essencial e hidrolato ou água floral. A qualidade e as características que se apurarem irão ditar o destino da produção, mas pelo menos uma parte será usada na marca de cosméticos biológicos (com registo no INPI) Lavendae, em linhas de banho para senhora, homem e bebé e óleo de massagem. Será lançada em outubro e usada pelos clientes da unidade hoteleira, além de estar à venda na loja online, ainda em preparação.

Via:Dinheiro Vivohttp://www.dinheirovivo.pt/Faz/Artigo/CIECO058486.html

Movimento Novos Rurais
Pessoas mais livres, plenas e felizes
https://www.facebook.com/novosrurais.farmingculture


Comentários

  1. Belíssimo o campo com lavandas! Estive em Castelo de Vide, em setembro de 2012, mas ainda não havia esta maravilha.
    Para o ano, com a graça de Deus irei deleitar-me nesta paisagem, ao vivo, em cores e aromas!
    Grande abraço brasileiro!
    Parabéns pelo feito

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns, acho muito interessante este projecto, desejo tudo de bom.
    Cumprimentos
    Cristina Ribeiro Ponticelli

    ResponderEliminar
  3. INVESTIMENTO PESSOAL rápido, fácil e fiável:
    Vocês que têm problemas financeiros, vocês que tem necessidade de investimentos não faz mais preocupações. Tinha necessidade de um investimento pessoal para uma empresa familiar. De acordo com as minhas investigações sobre o nítido a fim de obter um empréstimo em linha, caí sobre uma mulher de negócio portuguesa de boa vontade e boa fé a Sra. ANA CASEIRO (anacaseiro434@yahoo.pt) que concedeu-me um investimento (crédito) de 120.000 EUR por transferência bancária sem nenhum problema e sem nenhum protocolo após ter respeitado as suas condições. Continua sempre ajudar as pessoas que têm problemas financeiros e permite-lhes resolver os seus problemas. Faço este testemunho porque é graças à Sra. ANA CASEIRO que pude realizar o meu projeto. Se tiver problemas financeiros e que tem necessidade dos seus serviços contactam lá rapidamente a fim de encontrar solução aos vossos problemas.Pode contactar-o pelo seu email: anacaseiro434@yahoo.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares