Somos amistosos e curiosos, inteligentes e irreverentes, engraçados e atarefados, brincalhões e trapalhões, optimistas e saudosistas, pensativos e cognitivos, ingénuos e ténuos, divertidos e vividos, sabichões e amigalhões, honestos e lestos, vaidosos e afectuosos, empenhados e assanhados, extravagantes e acutilantes, compreensivos e objectivos, sociáveis e admiráveis, distraídos e agradecidos, orgulhosos e atenciosos, pacatos e sensatos. Mas... o que gostamos mesmo... é do Movimento Novos Rurais!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Dieta alcalina


Você sabia que o grau de acidez do corpo interfere no seu peso? É que para o organismo funcionar direitinho ele precisa ter um pH em torno de 7,4, ou seja, levemente alcalino. Mas uma dieta com muito sal, açúcar, petiscos gordurosos, café em excesso e álcool pode acabar com esse equilíbrio e transformar o seu corpo em um meio ácido. O ideal é que você dê uma forcinha para o seu organismo, claro. É o que explica a nutricionista Tereza Cibella, da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição. "Pequenas mudanças na alimentação infuenciam diretamente no metabolismo e no funcionamento do corpo", explica. Ok, chega de teoria e vamos para a prática: é hora de investir nos alimentos alcalinos! Dá para perder até 6 kg em um mês!


Descubra o pH dos alimentos

Evite
pH 3 (muito ácido): Água com gás, refrigerante, energético, álcool, fritura, sal, açúcar refinado, comida enlatada, alimento embutido, cigarro.
pH 4: Leite, creme de leite, queijo, manteiga, carne de porco, vinagre, massa, pipoca, cerveja, vinho, chápreto, torrada, picles, chocolate, nozes, adoçante, molho de tomate.
pH 5: Carne vermelha, café, suco de fruta com açúcar, pão branco, amendoim, trigo, arroz branco, maionese, doces e bolos de farinha branca, geleias, marmeladas.
pH 6: Ovo, peixe, frango, fígado, feijão, leite de soja, chá, arroz integral, aveia, mel, cenoura, flocos de milho, farinha de trigo integral, ketchup, batata, molho de soja.

Aposte
pH 7 (neutro): Água mineral
pH 8: Maçã, amêndoa, tomate, abacaxi, morango, cereja, pêssego, damasco, banana, laranja, pimentão, nabo, arroz selvagem, milho, soja, folhas verdes-escuras, aspargo, goiaba.
pH 9: Abacate, abóbora, kiwi, melão, melancia, tangerina, tâmara, figo, manga, mamão, amora, uva, alface, berinjela, batata-doce, inhame, mandioca, gengibre, ervilha, lentilha, clara de ovo, salsa, maracujá, caqui.
pH 10 (muito alcalino): Couve, couve-de-bruxelas, couveflor, espinafre, brócolis, repolho, alcachofra, pepino, limão, lima, rabanete, agrião, cebola, sucos de vegetais, alho, alga.

7 comentários:

  1. Olá,
    Elaborei uma Tabela de pH dos Alimentos, que conta já com mais de 200 alimentos. Eu disponibilizando ela gratuitamente em: http://alimentosalcalinos.dietaalcalina.biz/tabelapHalimentos/

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Cara, posso estar errado, mas vamos lá...

    "Você sabia que o grau de acidez do corpo interfere no seu peso? É que para o organismo funcionar direitinho ele precisa ter um pH em torno de 7,4," Até onde sei, isso só é válido pro sangue, cujas variações de pH nao podem ser muito bruscas. Pra voce ter uma ideia, sua saliva está em torno de pH neutro, seu estômago possui ácido clorídrico com concentração de cerca 0,1M, o que daria um pH = 1. Se seu estomago estiver num pH maior que isso, voce se ferra. Seu intestino possui pH mais alcalino. Portanto nao tem essa de que seu corpo funciona em "pH neutro". Nosso corpo tem "compartimentos" com pH diferentes para ter funções diferentes

    Outra coisa.. Refrigerantes possuem pH ácido, sim... Mas em sua composição tem principalmente ácido fosfórico e carbônico. Estes ácidos são considerados ácidos fracos e, em presença de um ácido mais forte (como o HCl em seu estomago), eles não se dissociam, o que quer dizer que sua influencia no pH do estômago é mínima. Você chamou o limão de "alcalino" .-. Limão tem ácido cítrico, cujo pKa é em torno de 3...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara, o que realmente interessa é o efeito que o alimento produz após ser metabolizado (ou seja, seus resíduos) e não seu pH no estado natural. Realmente o limão é ácido, mas produz um efeito altamente alcalinizante após ingerido.

      É verdade que diferentes partes do corpo têm diferentes intervalos padrão de pH, e nosso corpo possui sistemas-tampão para manter os níveis de pH equilibrados. Você pode ler mais sobre esse assunto em: http://artigos.dietaalcalina.biz/sistemas-tampao-que-atuam-no-corpo-humano-para-controlar-o-ph/

      Agora se você tem uma dieta e um estilo de vida altamente acidificante, esses sistemas-tampão estarão continuamente "recebendo" ácidos que têm quer ser neutralizados, e para isso recorrem a nossas reservas alcalinas (sobretudo minerais como Cálcio, zinco, ferro, magnésio, sódio, potássio e manganês). E é esse desgaste contínuo que desmineraliza o organismo, e traz problemas bem conhecidos para a saúde.


      Eliminar
  3. Seguindo sua linha de pensamento, se algo muito ácido faz mal à saude, algo extremamente alcalino também irá fazer mal. Lembre-se Soda Cáustica tem pH em torno de 12. Jogue isso na sua mão pra ver se não queima... Se for assim, a gente só pode viver de água...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como eu referi o que importa são os resíduos que os alimentos geram após serem metabolizados, ou seja, transformados em energia por nossas células. Quando alguém se refere a alimentos alcalinos ou ácidos, não se está referindo a seu pH no estado natural (físico).

      Isso não faria nenhum sentido.

      Além disso, estamos falando de alimentos. Ninguém vai tomar soda cáustica (que é uma base forte) ou beber ácido clorídrico (que é um ácido forte).

      Eliminar
  4. INVESTIMENTO PESSOAL rápido, fácil e fiável:
    Vocês que têm problemas financeiros, vocês que tem necessidade de investimentos não faz mais preocupações. Tinha necessidade de um investimento pessoal para uma empresa familiar. De acordo com as minhas investigações sobre o nítido a fim de obter um empréstimo em linha, caí sobre uma mulher de negócio portuguesa de boa vontade e boa fé a Sra. ANA CASEIRO (anacaseiro434@yahoo.pt) que concedeu-me um investimento (crédito) de 120.000 EUR por transferência bancária sem nenhum problema e sem nenhum protocolo após ter respeitado as suas condições. Continua sempre ajudar as pessoas que têm problemas financeiros e permite-lhes resolver os seus problemas. Faço este testemunho porque é graças à Sra. ANA CASEIRO que pude realizar o meu projeto. Se tiver problemas financeiros e que tem necessidade dos seus serviços contactam lá rapidamente a fim de encontrar solução aos vossos problemas.Pode contactar-o pelo seu email: anacaseiro434@yahoo.pt

    ResponderEliminar