Algas - Vegetais do Mar


Os benefícios e as principais espécies e formas de confeção dos vegetais do mar

As algas marinhas têm tanta vitamina A como a couve e a mesma quantidade de vitamina C que a laranja. E é delas que resultam as propriedades benéficas dos peixes gordos. «Pensa-se que os benefícios do ómega-3 advêm dos ácidos gordos DHA (ácido docosahexaenoico) e EPA (ácido eicosapentaenóico), que o organismo produz a partir do ácido alfalinolénico», informa a sociedade vegetariana britânica.
«As algas marinhas são a fonte primária de DHA e EPA, os peixes gordos derivam-nos a partir das algas», refere ainda o site desta associação. Embora as propriedades das 50 espécies comestíveis de algas sejam variáveis, há características comuns que as tornam autênticos cocktails marinhos.
Como utilizar
O modo de preparação depende do tipo de algas que usar. Reunimos informação do Centro Vegetariano e do Centro Macrobiótico para lhe apresentar algumas das principais variedades:
- Wakamé
Rica em fibra e ácido fólico, tem folhas verdes escuras encaracoladas e um sabor suave e adocicado. Pode ser usada em sopas (como a de miso) ou como acompanhamento, com outros vegetais. Para prepará-la, demolhe-as durante cerca de 20 minutos e ferva em lume brando durante 15 a 20 minutos. Como alternativa, corte em pedaços e sirva como salada. Retire o veio central depois de demolhar, já que não amolecerá com a cozedura.
- Kombu
De cor escura e mais larga que as outras, é excelente para cozinhar com leguminosas. Torna-as mais macias e fáceis de digerir, evitando a formação de gases intestinais. Pode ser usada em sopas e caldos (como o japonês dashi). Se preparar este prato, cozinhe durante, no mínimo, 30 a 45 minutos, após demolhar.
- Nori
Tem folhas finas, uma cor entre o verde vivo e o roxo e um sabor agradável a peixe. É usada em tiras secas para fazer sushi. Favorece a digestão e ativa a circulação sanguínea. Toste rapidamente na chama do fogão e coma diretamente ou parta-a aos pedaços e salpique sobre a sopa, vegetais ou feijões.
- Hizilki
Alga escura e comprida, de textura semelhante à da espécie aramé (uma alga muito fina), mas mais espessa. Tem um forte sabor a mar e 14 vezes mais cálcio que o leite de vaca. Neste caso, demolhe durante cerca de 15 minutos (o seu volume aumentará cinco vezes). Cozinhe durante, no mínimo, 30 minutos.
- Agar-Agar
É um extrato de cor branca ou creme que se obtém a partir de vários tipos de algas vermelhas. Compra-se em fios, flocos ou em barra e, devido à sua capacidade de absorção, pode usar-se para espessar ou gelificar alimentos doces ou salgados, como gelatinas de fruta ou vegetais. Se a preparar, demolhe durante poucos minutos e cozinhe até se dissolver. Misture com fruta e deixe solidificar até obter uma gelatina de origem vegetal.
Onde comprar
Compre algas em lojas de produtos naturais que assegurem que provêm de regiões não poluídas por metais pesados.
Composição nutritiva:
- Energia: 55 a 150 calorias
- Minerais: 36%
- Proteínas: 15 a 40%
- Glúcidos: 10 a 30 %
- Gorduras: Ómega-6 a 3%
- Vitaminas: A, grupo B, C e K
Texto: Rita Miguel com Patrícia Sedeães (nutricionista)

Comentários

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