Cinco dicas naturais para prevenir a hipertensão


Segundo dados da Fundação Portuguesa de Cardiologia, metade das pessoas com pressão arterial elevada desconhecem o seu estado, apenas um quarto da população está medicado para este problema e apenas 11% mantém os níveis de tensão controlados.


Antioxidantes e ómega 3

A EMAC explica que para prevenir esta doença "silenciosa" é fundamental apostar numa alimentação correta que inclua alimentos ricos em ácidos gordos essenciais e antioxidantes, excluindo o uso excessivo de sal, açúcar, e gorduras alteradas.

Por outro lado, existem suplementos naturais que podem complementar um tratamento à base da dieta. Os óleos de peixe, ricos em ómega 3, são eficazes na redução da pressão arterial, aterosclerose e incidência de AVC, recomendando-se a ingestão de 1g três vezes ao dia.

Também o alho, indicado para pressão arterial e controlo do colesterol, deve ser consumido pelo menos duas vezes ao dia. Pode optar-se pela versão em cápsula. Outros alimentos que ajudam a manter a pressão arterial adequada são o aipo, as nozes e pêras.

Infusões de plantas e terapias 'zen'

Existem outras terapias igualmente importantes para o controlo da hipertensão, que promovem ainda o bem-estar físico e emocional. Sugerem-se infusões de plantas diuréticas, como, barbas de milho ou cavalinha, infusões ou suplementos com plantas hipotensoras como as folhas de oliveira ou flores de espinheiro-branco.

Outros tratamentos importantes seriam terapias para reduzir o stress e pressão emocional como o uso de magnésio, sacrocraneal, reiki ou da hidroterapia para um momento mais relaxante, com variações de água quente e fria, indicado para fortalecer a elasticidade vascular.

Comentários

Mensagens populares