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domingo, 29 de novembro de 2015

Hummus - Um snack vegan saudável


O hummus é isto: uma pasta de grão de bico, sésamo e especiarias. A textura é muito cremosa" e "destaca-se pelo seu alto teor em proteína vegetal, ferro, vitamina C e pela riqueza em fibra.

Ingredientes:
Um frasco de grão de bico, de preferência com baixo teor em sal e sem conservantes
Entre 50 mililitros e 60 mililitros de Tahini, ou seja, pasta de sementes de sésamo que pode encontrar já feita em alguns hipermercados. Sumo de um limão. Um dente de alho. Duas colheres de sopa de azeite virgem extra. Meia colher de chá de sal. Meia colher de chá de cominhos em pó. Duas colheres de sopa de água. Fio de azeite virgem extra e paprika para decorar. 

Modo de preparação:
1. Comece por colocar na sua liquidificadora ou robot de cozinha o Tahini com o sumo de limão e misture durante alguns segundos
2. Junte o azeite, o alho, o sal e os cominhos e volte a triturar até obter uma textura homogénea.

3. Abra o frasco de grão de bico, escorra a água da conserva e lave os grãos em água corrente.

4. Junte ao copo do processador e triture durante cerca de dois minutos. Se quiser, retire, a película do grão, um a um, antes de osjuntar à mistura preparada.

5. A pasta fica normalmente bastante espessa, pouco cremosa e ainda com alguns grãos por triturar. É nesta altura que deve acrescentar as colheres de água e, depois, volte a triturar por mais dois ou três minutos.

6. Sirva utilizando um fio de azeite virgem extra e um pouco de paprika.

Nota: Poderá sempre pôr o seu cunho pessoal e adicionar ervas aromáticas, como salsa ou coentros, e especiarias — pimenta preta ou pimenta cayenne. Poderá guardar a pasta num recipiente fechado no frigorífico durante cerca de uma semana.

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