Crudivorismo: saúde à mesa


Crudivorismo é uma vertente radical do vegetarianismo que atrai cada vez mais pessoas em Portugal.


O  que é o crudivorismo

Se o vegetarianismo apenas nos impõe restrições a nível de consumo de carne, há quem vá mais além e imponha restrições mesmo ao nível dos legumes e frutas que consome. É o caso do crudivorismo, que consiste apenas em consumir alimentos de origem vegetal crus, consumidos em estado natural sem qualquer tipo de cozedura.
Uma outra corrente crudivorista, aceita que sejam inseridos alimentos de origem animal na alimentação, como é o caso do peixe. No entanto, o verdadeiro crudivorista é o que consome somente alimentos de origem vegetal crus.

As  regras e razões do crudívorismo:

As regras do crudívorismo são simples:
  • Comer apenas o que nasce na natureza;
  • Consumir os alimentos como a natureza nos oferece, sem processar através da cozedura;
  • Comer, sempre que possível, alimentos de origem biológica, isentos de químicos;
  • Comer somente aquilo que temos vontade, na quantidade que o corpo pede e quando sentimos fome.
Segundo os seguidores do crudívorismo as razões pelas quais o alimento cozinhado não é aceitável são lógicas:
  • Ao cozinhar os alimentos destroem-se todas as propriedades nutritivas, como as enzimas, minerais, vitaminas. Os minerais, que num estado orgânico são assimiláveis pelo corpo humano, depois de cozidos são de difícil aproveitamento;
  • Os alimentos cozinhados não são bem assimilados pelo organismo que os entende como invasores e liberta leucócitos para os combater, como se tratando de uma epidemia
  • O corpo humano está preparado para digerir melhor os alimentos crus.

Erros comuns no regime crudívoro

As regras rígidas de quem segue este regime alimentar leva a que muitos dos seus seguidores, por vezes, tenham sérios problemas de saúde, motivados pela falta de nutrientes. Em qualquer regime é preciso ter sempre muita atenção para não cair em erros que podem prejudicar gravemente a saúde:
  • O corpo humano precisa de vitaminas, proteínas, fibras e outros nutrientes e nem sempre é fácil escolher os alimentos certos que contenham as propriedades certas. Se está com ideias de iniciar-se no regime crudívoro faça uma lista de alimentos que pode consumir, e tenha atenção aos nutrientes, para que consiga ter uma alimentação rica e variada.
  • A gordura é muito importante para a saúde. Certifique-se que consome alimentos crus, ricos em gordura.
  • A alimentação deve ser a mais variada possível. Os crudívoros devem consumir o maior número possível de alimentos. Mais uma vez, deve-se experimentar o alimento cru antes que decida de vez eliminar os cozinhados. Nem sempre o sabor é agradável, e a vontade de aderir a um regime desta natureza pode esvanecer-se rapidamente.

Ouça o seu corpo

Qualquer que seja o regime alimentar é necessário acompanhar as necessidades do corpo. Se resolveu tornar-se crudivoro, não seja radical. Siga um plano bem montado (por exemplo, vá eliminado os alimentos aos poucos, de forma a que o seu corpo se ajuste ao regime alimentar proposto. A partir do momento em que se torne crudívoro escreva um diário do seu consumo alimentar, e das alterações que sente a nível físico e a nível emocional. Assim, poderá saber com exactidão se o regime alimentar será ou não o mais correcto para si.

O  que precisa para se tornar crudivorista

Para que a alimentação não se torne repetitiva, pode transformar os alimentos e misturá-los. O ideal é ter um processador de alimentos, tipo liquidificador. Poderá fazer sopas, patés, sumos. Confira algumas receitas que poderá fazer, seguindo os princípios do crudivorismo.

Novos Rurais - Farming Culture Feito com ❤ por 230.000 amantes da natureza. https://www.facebook.com/novosrurais.farmingculture

Comentários

  1. Sra. GIUSEPPINA ELEONORA

    Olá a todos

    Deixe-me apresentar-me senhora GIUSEPPINA ELEONORA, especial com algum fundo para a satisfação das necessidades da população italiana, espanhol ou português, etc... e isso por causa de meu fígado bom então não é grave não se preocuparam em ler-me. São vistos, infelizmente, que negou reivindicações pelos bancos por várias razões. Você é especial, honesto e de boa índole. Você tem uma renda que pode ocorrer em pagamentos mensais. Outras preocupações são um indivíduo com um capital de cerca de 250.000 €, o que vou disponibilizar para você na forma de empréstimos reembolsáveis por um período máximo de 20 anos a uma taxa que varia de 2%, dependendo da quantidade solicitada e a duração do reembolso. Você será solicitado a fornecer certas partes.
    Proponho-me sem qualquer obrigação de sua parte, a sua situação.
    Você está procurando um empréstimo: imobiliário, emprego, consumo, resgate dos créditos.
    Por que não fazê-lo com um profissional que tem condições preferenciais.
    Estudar em conjunto sua situação e ver o que podemos fazer.
    Também estamos interessados em investir nas seguintes áreas
    * Agro-indústria
    * Construção (industrial, comercial, residencial)
    * Turismo e restauração
    * Mina e exploração de petróleo
    * Pequenas e médias empresas
    * Transporte (rodoviário, mar e ar)
    * Empréstimo de financiamento a curto, médio e longo prazo.
    (giuseppina.eleonora01@gmail.com)
    Há técnicos em todas as áreas, bem como, pronto para ser investidos recursos financeiros. Tente sua sorte escrevendo para mim.
    Obrigado por sua compreensão e boa vontade em contato no email: giuseppina.eleonora01@gmail.com se você está realmente em necessidade. Posso confirmar com certeza que não tem nada que pagar antes de receber o contrato de empréstimo assinado pela precisão.

    Obrigado mais uma vez... giuseppina.eleonora01gmail.com

    Saudações. GIUSEPPINA ELEONORA.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares